• A Criação de Adám (Adão) e Kkavyáo (Eva).

    Então YÁOHU ULHÍM o Criador Eterno formou (Yâwtsar) o corpo do homem (Adám) com o pó (âphâr) do solo (adâmâh) e insuflou (vay-yipah) nele um sopro (neshmât) de vida (khay-yím); e o homem (Adám) tornou-se (vay-hí) como um ser (nephesh) vivo (khayâh). Bereshit (Gn.) 2.7.Nesse verso, vemos uma sequencia no projeto de YÁOHU ULHIM ao formar o Adám. Primeiro: Formou, modelou “corpo” do Adám, do pó da Adâmâh; Segundo: insuflou, introduziu sopro de vida; Terceiro: o Adám se tornou um ser vivo. Logo, o que foi introduzido no Adám, foi um NEPHESH (SER), KHAY (Vivo), isso, introduzido no interior do Corpo (basar) que fora formado do pó da Adâmâh. Assim,…

  • Desabafo da minha alma (nefesh).

     Se eu falhar em todas as esferas da minha existência: – Como filho, não ter sido o que esperavam os meus pais, obediente, um bom filho; – Como aluno, não tenha sido o melhor, ou mesmo o que mais se esforçasse, respeitasse e atendesse ao estudo; – Como empregado, não tenha sido aquele servo pronto a realizar as minhas tarefas, sem questionar as obrigações; – Como amigo, não tenha sido realmente amável e gentil, valorizando o relacionamento e o companheirismo; – Como namorado, não tenha sido envolvente, prestativo e afetuoso nos momentos de reconhecer as diferenças; – Como pessoa, eu não tenha passado a confiança, o respeito, o carinho, a…

  • QUAL É O VALOR DA VIDA DE UMA PESSOA?

    Quem é o homem mortal para que Tu se lembres dele? Somos um montão de esqueletos ambulantes, revestidos de barro, que se deteriora, se corrompe; Que comemos os mais saborosos alimentos, apetitosos, cheirosos; mas que por fim, jogamos fora os seus resíduos maus cheirosos e inúteis. Nos vestimos e nos maquiamos e por fim, não usaremos mais nada disso. Então o que é o homem? Um ser vivo, que não é vivente? Sim, um ser vivo, quando vive; e não vivente, como Aquele que vive para sempre! Mas, por que o Criador Eterno, se preocupa tanto com esse ser humano, o Adám? Porque fomos criados por Ele, feitos por Ele;…

  • A TORAH (LEI) E A SUA TRANSGRESSÃO!

     YAOHÚSHUA (O Verdadeiro Messias) disse:  “Vai e não peques mais”. Isso quer dizer que a pessoa não deve estar debaixo da Torah (lei), isto é, da autoridade da lei, porque  quando se transgride, quando peca, a lei está sobre ela. Portanto, não pecar, é estar, livre da autoridade da lei. Quando os YÁOHU-dim pecavam no passado, aquele ato os levavam há vários tipos de consequências e de custos elevados, com sacrifícios pelos pecados, porém, se baseavam naquela flexibilidade para cometer mais pecados. Conforme hoje, quem infringir a lei de trânsito, se sujeita a multas e pontos negativos da inflação, gerando no ato custo com multas e diminuindo a sua liberdade…

  • A RENOVAÇÃO DA ALIANÇA (B’rit)

    “Eis que virão yamin (dias) diz יהוה– YÁOHU, que Eu farei uma Brit Chadasha (Renovação da Aliança) com a Beit (Casa) Yaoshorúl (corrompido -Yisrael) e a Beit (Casa) YÁOHU-dah (corrompido Juda): Não segundo a brit (aliança) que Eu fiz com vossos pais, no yam (dia) que Eu os tomei pela mão para tirá-los da terra do Mitsrayim (Egito); cuja a Minha Brit eles quebraram, embora Eu fosse um Marido para eles, diz YÁOHU – יהוה Mas esta será a brit que Eu farei com a Beit  Yaoshorul; depois daqueles yamin, diz YÁOHU – יהוה , Eu porei a Minha Torah dentro deles, e a escreverei nos seus corações; e Eu…